sábado, janeiro 21, 2006

sílaba (?) tónica !!!!!!!!

Neste absurdo de clamores e nuvens negras justifica-se dar os parabéns a uma lufada de ar fresco com acções e sugestões concretas e que realmente ajudam a melhorar a vida de quem trabalha nos tribunais.



Parabéns ao sílaba tónica.

domingo, janeiro 15, 2006

O (NOVO) PGR por detrás dos números (!) … ocultos (?) dos telefones ???

A questão é muito grave …mas talvez tenha outros telefones (diria outros “links”) ocultos.
O que está em causa no caso das escutas é mais profundo, antigo e de prevenção para o futuro .
E é de uma simplicidade ingénua:
1º -- “quem se mete com o PS leva!!!"
2º – é preciso meter a justiça na linha (controlar os tribunais) pois há que acautelar e travar free-ports, apitos de vidas douradas e outras "(iber)drolas";
3º -- há que ter na mão o PGR: para isso é preciso substituí-lo enquanto é tempo (da “tomada” de postos importantes é o último que falta antes de “manietar” o CSM).

O problema político encaixa na relação entre as eleições presidenciais e a substituição do PGR .
Como já foi defendido em anterior post de 20-11-2005 (Eleições … TAMBÉM … para a Justiça????) a opção depende do PR eleito: será diferente o PGR se escolha for feita antes ou depois do novo PR fazer a nomeação.

As sondagens indicam que a "escolha" do “senhor das muletas” ---- não falo das mediáticas “canadianas” penso na quantidade de “assessores” que como “paus mandados” fazem o “trabalho de casa” e de arregimentados que se colocaram na lista de apoiantes na mira tachista (alguns também “falantes” da área da justiça e da próprio MP)--- dificilmente passará do terceiro lugar.

Alarme e alerta: há que tomar a PGR enquanto é tempo!!!

E aí estão os especialistas da “cabala” a encenar e a trabalhar para agarrar a PGR a ritmo de contra-relógio.

Isto no país (dos Pinas Iberdrola Mouras Isaltantes Fátuchas e outros de fatiotas gorduchas) tudo se consegue: há sempre alguém que nunca diz não a uma primeira página bem encomendada (lembram-se da comunicação da greve dos juízes no dia do congresso e das faltas dos professores no dia da greve destes ???? muito bem trabalha aquela malta).
Muito calramente: podem chamar a isto um GOLPE DE ESTADO; mas: os golpistas são os que querem tomar e controlar outros poderes contra o que permite a Constituição da República Portuguesa.
Só que as armas agora são outras: são "mediático-democráticas".
E o povo (e não só) segue em romaria encantado com tão bem montado drama em ritmo de peça teatral.
Como cantava alguém no tempo da pré-história: "ou vem com botas cardadas ou com pézinhos de lã!...".

Por favor: se (eles) já não têm vergonha, pelo menos que (lhes) seja reconhecido o fantástico trabalho de realização!!!.

quinta-feira, janeiro 05, 2006

Sondagem isenta (!!!) dá a razão (?) .... ao senhor ministro

Uma sondagem realizada pela “Juristantum, propaganda muita”, a publicar um destes dias, revela o que o senhor ministro da justiça já, há muito, sabia (e ninguém havia descoberto): os juízes não trabalharam nas férias judiciais!!
Neste período das férias judiciais do Natal os juízes não fizeram sentenças nem saneadores como nos anos anteriores.
Num universo de mais de 750 juízes contactados apenas dois foram encontrados a ler o último número do Boletim do Ministério da Justiça enquanto crepitava na lareira a última edição do projecto de alteração do Estatuto dos Magistrados Judiciais relativamente à idade da aposentação que passará para os 90 anos, salvaguardando-se a possibilidade de o interessado requerer o adiamento, apenas, por mais 5 anos.
Os outros 748 juízes contactados invocaram estar de saída: 1 para o Quénia, 2 para a Suiça, 3 para a Serra da Estrela, 47 para Macau, 19 para Leiria, 1 para a Nazaré, 4 para Fátima, 2 para Lurdes, 14 para Barrancos, 12 para Huelva, 2 para Badajoz, 19 para Vigo, 33 para Andorra, 21 para a Eurodisney, 17 para Roma, 23 para Bruxelas, 15 para Roma, 6 para Timor, 18 para participar no Lisboa-Dakar, 3 para a Lapónia, 9 para Hong Kong, 7 para Moscovo e 39 para comissões de serviço indeterminadas e “ad hoc”; alguns dos outros foram surpreendidos em jogos de fortunas ou azar; dos mais: 5 jogavam ao berlinde com os netos, 24 “jogavam” as cartas de “tarot”, 4 alinhavam no dominó, 16 disputavam um campeonato de sueca, 4 jogavam bridge, 2 jogavam xadrez; por fim, os restantes não faziam nada, aparentavam saúde e estavam felizes descobrindo que, afinal as férias, são deliciosas !!!...

Foi encontrado, na “Casa do Juiz”, um jovem jubilado esforçando—se ... por sintonizar a TVParlamento....

Esta sondagem é absolutamente fiável e pode ser confirmada por estudos a encomendar.

Informação fidedigna, de última hora, esclarece que os juízes que não foram contactados para a fiel sondagem estavam a tratar de assuntos relacionados com a ADSE, médicos de família e seguros de vida ... Nenhum juiz foi visto de canadianas … mas quase todos se preparam para a avalanches de processos que os esperam!!!

Ano Novo (!) esperança (?) ... fora!!



O ano começou sem esperança e com uma certeza: será pior para todos.
Sim, para todos: também para quem não dá o braço a torcer.
É certo que não dar o dito a torcer também pode doer.
A teimosia é tanta que para não torcer o braço há quem meta a perna, como no futebol.
As melhoras para Portugal e os votos para que esta queda eleve a compreensão acerca de quanto custa ... andar de muletas.
Felizmente que a melhor parte (“a nata”) dos portugueses ainda não beneficia da ADSE.
O “Zé das muletas”, vizinho e amigo de um velho pescador, ficou na fila, esperando a sua vez para tratar as maleitas decorrentes da quadra (não, não era ressaca!) ...
Enfim, em tempos, antes de D. Sebastião, Portugal estava de tanga; os tempos mudaram: agora, para além do fio dental, Portugal anda de muletas ... e já nem nos resta Alcácer que vier!!!
Salve-se Quénia poder ... neste queijo suíço ... de um país em queda (ou será avalanche, de neve??) !!!...
“Haja pás ... e muita calma!”.