terça-feira, novembro 01, 2005

Se isto é por dinheiro ... onde estão as sandálias do pescador!

Esta história, dizem, pode ser verdadeira, mas não se sabe se "era uma vez..."!

Quantos julgamentos deve fazer, por mês, um juiz de direito que exerça funções num Juízo Criminal???

Responderam-me: 40 julgamentos (não se pode dizer que seja muito nem pouco, é uma média de dois por dia, a juntar ao despacho de processo e elaboração de decisões, para além do tempo ocupado na sala de audiências e demais afazeres) !

Vamos admitir que em cada um desses julgamentos a defesa do arguido (simplifiquemos para a hipótese padrão: cada processo tinha apenas um cidadão acusado) é assegurada por um advogado-estagiário.

Os crimes poderiam ser apenas de desobediência, condução sob o efeito do álcool, condução sem carta e furto simples; casos em que a maior parte dos arguidos confessa e o julgamento é mais rápido.

Dizem-me que a maioria dos juízes gostaria de ter um mês assim.

No final, a República (com o apoio dos cidadãos contribuintes):

---» pagaria ao defensor oficioso -- se fosse advogado-estagiário--- pela intervenção nos 40 julgamentos: mais de 1.200 contos (mais de € 160,00 por julgamento);

---» remuneraria o juiz, que poderia ter mais de 12 anos de carreira e experiência, por um mês de trabalho (em que teve de fazer muito mais actividades), menos de metade do que recebeu o distinto defensor em fase de estágio!

Comenta um amigo meu que é pescador: então porque é que esse juiz não foi para advogado estagiário ????

Responde o estagiário: porque não conseguiu entrar para o CEJ!

Pergunta o pescador o que é isso do CEJ??

Quer dizer: "Carolas, Estes Juízes"!!

Não percebo a malha dessas redes, desabafa o pescador enquanto se faz ao mar... pensando que ainda há cardumes e cardumes ... protegidos por grandes tubarões.

(E ninguém disse ao pescador quanto é que o juíz de direito e o advogado estagiário tiveram que pagar de impostos; a pesca já se fazia em mar alto e peixe raro).